Numa visita a uma tinturaria para colorir toalhas de banho, minha mãe aguardava atendimento enquanto uma senhora decidia pelo tingimento de duas peças de roupa. A atendente perguntou à senhora se as peças haviam sido lavadas previamente, caso contrário, cada lavagem acrescentaria R$ 13,00 ao custo do serviço de tintura. É compreensível que uma peça de roupa precise estar limpa para o processo de coloração; mas não é aceitável o tratamento da moça à cliente.
Ela poderia ter informado a mesma regra, mas com outra abordagem. Ao perguntar à cliente se as peças estavam limpas, ela poderia ter oferecido o serviço de lavagem por apenas R$ 13,00 por peça, de modo que a cliente ganhasse tempo no serviço de tintura, sem precisar retornar posteriormente ao estabelecimento para contratar o serviço, depois de lavar suas peças em casa.
A senhora, confusa com o atendimento prestado, saiu da loja sem deixar uma peça sequer para tingimento.
A seguir, minha mãe foi atendida, em dúvida sobre qual nova cor escolher para as toalhas de banho. Para cada cor da cartela, a atendente informava que o resultado seria mais escuro do que o apresentado nas amostras. É explicado, tendo em vista que o tecido das amostras é um brim, e toalhas de banho têm outra composição têxtil. Entretanto, mais uma vez a atendente poderia ter prestado a informação com outra abordagem.
O custo da coloração das toalhas seria superior ou custo de compra delas, mas o objetivo era deixá-las coloridas e mais fáceis de cuidar do que na cor branca, original. A atendente poderia ter esclarecido que o tingimento resultaria em uma cor mais escura, mas que entre as amostras de tons claros seria possível encontrar a coloração ideal para a expectativa que minha mãe tinha. Em sua falta de envolvimento com o cliente, ela apenas aguardou uma decisão da minha mãe, que insegura pelo resultado da coloração e pelo valor elevado do serviço, deixou a loja sem contratar o tingimento das suas toalhas.
Para o proprietário da tinturaria, duas vendas foram perdidas em menos de meia hora. Quantos outros negócios deixaram de ser feitos naquele mesmo dia? Os atendentes, estejam eles em frente ao balcão, por trás de um atendimento no WhatsApp, ou ao telefone, são nossa representação perante o cliente. É imprescindível, para a sobrevivência da empresa, que eles representem o negócio do melhor modo possível.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.